top of page

Clima

O clima é o conjunto das características de temperatura, humidade, ventos e chuvas numa determinada região ao longo do ano. É constante e caracteriza as diferentes regiões da Terra. Geralmente, o clima é confundido com o “tempo”. A diferença é que o tempo é a condição da atmosfera num dado momento (“ontem estava nublado”, ou “hoje está quente”), já o clima não, é definido pelas características climáticas, ou atmosféricas, de uma região num período de tempo maior.

 

O clima, por isso, é bem mais fácil de prever do que o tempo, visto que este último sofre forte influência das massas de ar, bem mais instáveis que as condições que originam o clima.

 

A inclinação do eixo de rotação da Terra e a sua forma determinam um padrão de incidência de raios solares diferente sobre ao longo da superfície do planeta. É esta característica que determina o que chamamos de “padrão climático mundial”.

Já o clima de cada região específica do planeta sofre a influência de outros fatores que podem inclusive anular o padrão climático daquela região:

zonas climáticas por latitude - padrão climático mundial
  • a latitude, devido ao formato da terra e à inclinação de seu eixo, a incidência de raios solares é maior na região do Equador durante todo o ano, o que aumenta a temperatura nessa região;

  • a altitude, quanto mais alto o local menor a temperatura, isso ocorre porque o ar é rarefeito e o calor se dissipa mais rapidamente;

  • outro motivo é que a superfície irradia calor para a atmosfera e quanto mais alto, menos intensa será essa irradiação;

  • as massas de ar, as massas de ar carregam as características da região onde se formaram podendo ser tropicais (que podem ser secas se formadas no interior de continentes, ou úmidas, se formadas sobre os oceanos), equatoriais (quentes) ou polares (frias);

  • a continentalidade, é a influência da maior ou menor proximidade de grandes quantidades de água (como oceanos), isso porque o continente tende a se aquecer e arrefecer mais rapidmente que os oceanos ocasionando grandes amplitudes térmicas nas regiões continentais;

  • as correntes marítimas, responsáveis por transportar húmidade;

  • o relevo, pode facilitar ou dificultar a circulação das massas de ar e ventos;

  • a vegetação, em locais onde a vegetação é mais densa a humidade também é maior.

Mapa mundo
Factores climáticos

Tipos de clima

Tipos de clima

Os climas podem-se dividir em quatro grandes grupos:

quentes, temperados, frios e de altitude.

Climas quentes
Climas quentes

Os climas quentes, num modo muito simples, podem-se subdividir em três: clima equatorial, clima tropical, e clima desértico (quente).

 

No clima equatorial as temperaturas médias no mês alteraram muito pouco ao longo do ano. A temperatura media é cerca de 25ºC. A precipitação é considerável durante todo o ano, não havendo nenhum período seco e não existindo estações diferenciadas.

 

No clima tropical as temperaturas médias durante todo o ano são muito elevadas e normalmente superiores às do clima Equatorial. A precipitação distribui-se de forma irregular ao longo de todo o ano, sendo isso que nos permite diferenciar duas estações: a seca e a húmida. Se a estação que mais se prolongar for a húmida é classificado como clima tropical húmido. Se a estação seca for a que mais se prolongar então será o clima tropical seco. 

 

No clima desértico a média da temperatura durante o ano é extremamente elevada, chegando a ultrapassar os 35ºC (durante a estação quente). A amplitude térmica anual é muito elevada, assim como a amplitude térmica diária. É comum uma temperatura acima de 42ºC durante o dia, mas à noite pode chegar a temperaturas negativas principalmente no inverno. A precipitação é insignificante e muito imprevisível. No entanto, podem ocorrer precipitações muito elevadas, num curto período de tempo. As estações do ano diferenciam-se pelas diferenças de temperatura.

Climas temperados
Climas temperados

O clima temperado ocorre em latitudes que variam de 25º a 30° e podem ser divididos em três tipos diferentes: o clima temperado mediterrâneo, o clima temperado continental e o clima temperado oceânico.

 

O clima temperado mediterrâneo é característico da região que lhe dá nome (a costa do Mar Mediterrâneo, embora algumas fontes atribuam este clima a regiões como a costa da Califórnia nos Estados Unidos), em países como a Grécia e a Itália. Como característica principal ele apresenta uma estação do ano mais seca, geralmente o verão que também é mais longo, e onde as temperaturas são mais altas, embora a amplitude térmica anual seja muito pequena. No inverno as temperaturas são mais amenas e o clima é mais húmido, porém as temperaturas nunca ficam abaixo de 8ºC.

 

O clima temperado continental, por outro lado, apresenta amplitudes bem maiores uma vez que não sofre a influência reguladora dos oceanos (nos verões a temperatura pode chegar a 22ºC e no inverno pode chegar a 0ºC, dependendo da região). Mas, a taxa de precipitação é bem distribuída ao longo do ano. Este tipo de clima temperado ocorre em regiões como a Argentina, o centro-oeste dos EUA, norte da Coréia e da China, Península Balcânica, norte da Itália e centro do Japão.

 

E, por último, no clima temperado oceânico. Este clima apresenta precipitações abundantes e bem distribuídas ao longo do ano, embora o outono e o inverno registrem taxas de precipitações maiores que as outras estações. As temperaturas ficam em torno de 15º a 20°C no verão e acima de 5°C no inverno. o clima temperado oceânico abrange a região ocidental da Europa, desde a Espanha até o sul da Escandinávia, o litoral sul do Chile, noroeste dos EUA e sudoeste do Canadá, sueste daOceania e parte da África do Sul.

Climas frios
Climas frios

Os climas frios, num modo muito simples, podem-se subdividir em quatro: clima continetal frio, clima desértico (frio), clima subártico, e clima polar.

 

No clima continental frio as temperaturas médias do ano são baixas, não passando os 15ºC durante o Verão. No Inverno as temperaturas em média são sempre negativas, atingindo valores menores que -20ºC. A amplitude térmica no ano é muito elevada. A precipitação é também insignificante e ocorre principalmente no Verão. Há duas estações: o Verão e o Inverno.
 

O clima desértico frio no Verão tem temperaturas em média do ano elevadas e no Inverno são baixas. A amplitude térmica anual é muito elevada, assim como a diurna. No Inverno a precipitação ocorre sob a forma de neve.

No clima subártico o Verão é breve e não muito frio. Ao contrário do Inverno que é muito frio e super longo. As temperaturas médias mensais são por vezes inferiores a - 40ºC. A precipitação durante o ano é bem baixa, os valores mais significativos de precipitação encontram-se nos meses menos frios e a pouca precipitação que ocorre quando Inverno é, normalmente, sob a forma de neve.

No clima polar as temperaturas em média são muito baixas. No Inverno chegam a atingir valores menores a -50ºC. No Verão as temperaturas médias dificilmente passam aos 10ºC. A precipitação é muito baixa, ocorrendo, na estação mais quente. Essa região está sempre coberta de neve, pois o sol fica sempre abaixo do horizonte na época do verão e no inverno nem aparece. A temperatura mais baixa já registada foi em Vostok, Antártida, -88ºC.

Clima de altitude
Clima de altitude

A altitude é um fator determinante para a caracterização do clima de uma região, tanto quanto a latitude. Tanto é que o fator altitude pode condicionar o clima de uma determinada região de tal forma que chega a praticamente anular o perfil da zona climática na qual a localidade está inserida. Por este, e outros motivos é bastante difícil uma classificar as zonas que apresentam clima de altitude.

 

Alguns fatores da altitude que interferem no clima são: maior insolação conforme aumenta a altitude, queda da temperatura, maior taxa de precipitação, menor pressão atmosférica e mais ventos (dependendo do relevo do local).

 

O fator da insolação aumenta conforme a altitude porque o ar fica mais limpo e seco e, também, menos denso, o que permite que os raios solares, principalmente os de menor comprimento de onda (como os raios UV), incidam com maior intensidade. Mas, ao contrário do que pode parecer, isso não chega a aumentar a temperatura porque a menor densidade do ar e menor pressão, fazem com que os raios solares escapem rapidamente para a atmosfera. Ou seja, a atmosfera menos densa não consegue segurar o calor, fazendo com que a temperatura caia. Por isso, quanto mais alto, mais frio (a cada 100m a temperatura cai cerca de 0,6ºC). Esse fator faz também com que a amplitude térmica anual seja pequena, porém a amplitude térmica diurna (a diferença da temperatura do dia para a noite) é bastante significativa.

 

A precipitação é outro fator influenciado pela altitude. Quando uma massa de ar se aproxima de uma montanha (ou conjunto de montanhas) esta é obrigada a subir atingindo temperaturas mais baixas, o que ocasiona a precipitação. Mas à partir de determinada altura, quando a humidade do ar cai drasticamente, o efeito é o inverso e as chuvas são mais raras.

O posicionamento do local (cidade, vila...) com relação ao vento também é importante para determinar a humidade e a taxa de precipitação. Locais que ficam na direção do vento costumam ser mais húmidos, enquanto os que ficam protegidos do vento (do outro lado da montanha) costumam ser mais secos.

 

Um exemplo de como o clima de altitude pode afetar uma região é o caso de Cherrapunji (Índia) que, por causa de ficar localizada em uma região montanhosa bem de frente para as monções marítimas recebe uma taxa de precipitação anual em torno de 11.400mm.

© 2015 Atmosfera

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon
bottom of page